Tempo de leitura: 6 minutos
Se você está pensando se esse seria o melhor momento ou não para investir o seu capital no Tesouro Direito, a resposta mais curta que eu poderia te dar neste momento é: sim.
Mas, tenha calma. não adiantará você colocar todos os seus recursos apenas neste título Público sem que você, realmente, entenda o porque, afinal, ele é tão interessante.
Também é necessário que você entenda quais tipos de rentabilidade são oferecidos e como se dá a sua liquidez. E, acima de tudo, compreender quais são os principais cuidados que você deverá ter em relação a esta aplicação. Vamos lá?
Contents
O que é Tesouro Direto?
Trata-se de um programa que teve iniciativa pelo Tesouro Nacional, através de uma parceria com a BM&FBovespa. Ele tem por objetivo, oferecer à pessoa física uma plataforma de negociação ampla de Títulos do Governo Federal.
Além de ter baixo risco, o Tesouro Direto oferece a você a facilidade no momento de aplicar seus recursos. Para se ter uma ideia, dentre as opções de investimento, você pode começar com apenas R$ 30,00.
Os títulos do Tesouro poderá ser prefixado (modalidade que apresenta juros fixo anual), pós-fixado (onde ele estará atrelado com a Selic) ou híbrido (que se dá através do juros fixo anual somados a variação da inflação).
Leia mais: Como investir começando do zero
De uma forma genérica, ele é um investimento que poderá estar na Carteira de Investimentos de todos os perfis de investidores.
Investir no Tesouro Direto Vale a pena?
Foi graças a esse programa de iniciativa pública que hoje, qualquer cidadão brasileiro poderá, com apenas R$ 30,00 reais de investimento inicial, fazer sua aplicação. Isso quer dizer que é um investimento acessível e que não depende de grandes números para que seja adquirido.
Além disso que nós dissemos acima, ele também apresenta uma plataforma de investimento bastante simples. No passado esses títulos eram físicos, porém hoje não existe nenhum documento físico que represente o título do Tesouro Direto.
Quando se investe, um número de protocolo é gerado, ficando registrado juntamente com o seu CPF. É através do site da Tesouro Nacional que você irá conseguir acessar, em qualquer tempo e lugar, os valores acumulados. É como se fosse uma espécie de extrato de fundo de aplicação.
De forma bem didática e bastante simples: é fácil investir em títulos públicos.
Contudo, quando uma pessoa está em busca de um investimento, a principal pergunta que é feita: A rentabilidade é e sempre será superior à concorrência? A resposta é não.
A rentabilidade do Tesouro direto poderá ser inferior à de outras aplicações no mercado privado, por exemplo, a LCI/LCA e a CDB.
Mas é no quesito segurança que o Tesouro Direto apresenta-se com grande diferencial!
Vantagens do Tesouro Direto
Para deixar mais claro na sua mente as vantagens da aplicação do mesmo, vamos listar alguns benefícios aqui:
- Rentabilidade
O Tesouro Direto sempre terá rentabilidade bastante satisfatório, principalmente quando for levado até o seu vencimento. Por exemplo, todos títulos sempre renderam muito acima da rentabilidade da poupança e também renderão mais do que vários títulos privados.
Se você conseguir segurá-lo até o fim, deverá considerar os prefixados em momentos de tendência de queda da Selic e os híbridos para conseguir se proteger na inflação a longo prazo.
- Liquidez
A poupança tem um grande benefício, que é a possibilidade de resgate imediato. Porém, sua caderneta só rentabilizará seu dinheiro se você tiver dinheiro investido durante 30 dias, o chamado aniversário, caso contrário não receberá nada de rentabilidade.
Já, a liquidez no Tesouro Direto é de D+1. Isso quer dizer que se dá o pagamento do valor um dia depois da ordem da execução deste.
Mas a partir no momento em que o dinheiro é investido, ele já começa a gerar juros.
Melhor ou não é? No final não faz sentido ter resgate imediato se o dinheiro não será pago com juros.
- Proteção contra inflação
Os investimentos nos títulos públicos na modalidade híbridos apresentam proteção contra a inflação, uma vez que estão indexados ao IPCA.
Já a poupança acaba não contando com esses fatores de proteção e pode correr o risco de ficar bem mais atrás na corrida contra a temível inflação.
Tesouro Direto Selic: Você conhece?
Também é um título emitido pelo Tesouro Nacional. Ele funciona como se fosse um certificado de depósito bancário- CDB.
Em outros títulos do Tesouro deve-se ter o cuidado quando for preciso resgatar o papel antes da hora, ou antes da sua data de vencimento.
Caso você não tome este cuidado, pode ser que você tenha perdas. O que não acontecerá se for levado até seu vencimento.
No caso do Tesouro Direito Selic, você não corre risco de sofrer nenhuma perda! Só há ganhos, independentemente do tempo de aplicação que você determinar, pois no caso do Tesouro Selic não existe a famosa marcação a mercado e seu dinheiro sempre aumenta de valor seguindo a Taxa Selic.
A Taxa Selic nada mais é do que o preço do dinheiro dentro do mercado, ou seja, é aquele mínimo que o mercado financeiro consegue retornar.
E, ainda neste sentido, a poupança nunca vai conseguir superar o Tesouro Selic. Justamente por isso que ele é oferecido como uma das melhores opções à caderneta. Enquanto a caderneta de poupança pode ter rendimento real negativo, e ainda conta com o aniversário de poupança, acaba diminuindo a rentabilidade do seu investimento.
Então o Tesouro Selic atrela boa rentabilidade e excelente liquidez , o que pode ser um dificuldade encontrada em outros tipos de investimento!
Graças ao juros compostos, se você pretender deixá-lo a longo prazo descansando, ele poderá, facilmente, se transformar de alguns milhares para algumas dezenas de milhares. Se você deseja ver o dinheiro crescer e o valor guardado aumentar, a paciência é uma virtude e você não irá se arrepender.
ASSISTA EM VÍDEO
Resumindo: Se você está querendo um investimento seguro e que seja mais rentável do que a poupança, que permite que você faça saques em 24 horas, sem que haja nenhuma perda do rendimento o Tesouro Direto Selic é a sua melhor opção.
E aí? Já está preparado? Deixe suas principais dúvidas nos comentários que a gente vai responder tudo pra você!