Tempo de leitura: 7 minutos
Olhando para este título você deve estar pensando que eu estou ficando maluco. Na realidade existem investimentos atrelados ao IPCA que se beneficiam com a alta dos preços.
Pode parecer estranho porque temos em mente a ideia de que inflação é sempre prejudicial. Mas aí que você se engana. Para quem sabe investir bem seu dinheiro, a inflação pode até se tornar uma aliada.
Você se lembra ou já ouviu falar daquela época em que a inflação chegou a 2000 e tantos por cento. Então, quem sabia investir naquela época ganhou muito, mas muito dinheiro. E eu acho que você tem que começar a saber desde hoje como se proteger da inflação e ainda ganhar dinheiro com ela.
Porque se a coisa perder o controle você sabe o que fazer. Então desce mais e vem com a gente.
Contents
O QUE É IPCA
Então essas sigla bonitinha demais significa Índice de Preços ao Consumidor Amplo.
Trazendo para o português é a nossa inflação mesmo. Sabe quando você vai ao posto de gasolina e ela aumentou? Ou quando você percebe que algum produto de supermercado ficou mais caro?
Pois é, o IPCA é formado por uma média do aumento dos preços nos vários produtos da nossa economia. Existem vários outros tipos de medidas de inflação como o IGPM, INPC. Mas, IPCA é o mais comum, o oficial e o que você vai mais escutar por aí.
A inflação, basicamente, segue a lei do mercado de oferta e demanda. Quando uma das duas coisas se descontrola o efeito é aumento da inflação. Se muitas pessoas querem o mesmo produto o preço tende a subir.
Para ficar bem simples de você entender, você já deve ter escutado que algum produto estava faltando no supermercado, e o preço foi lá nas alturas. É mais ou menos por aí que a coisa se desenrola.
E como saber a inflação do momento?
É só buscar no lado direito do site do Banco Central. Lá você encontrará o IPCA acumulado durante o ano.
Leia também: Como guardar dinheiro ganhando pouco
INVESTIMENTOS ATRELADOS AO IPCA NO PASSADO
Há um tempo nem tão distante assim o Brasil chegou a 2000 por cento de inflação e até mais. E aí está a importância de você saber como se proteger da inflação e até ganhar com ela.
Naquela época quem sabia investir em algo que se beneficiasse da inflação ganhou muito dinheiro, ou pelo menos protegeu seu patrimônio, que aumentou junto com a inflação.
A inflação era tão problemática nessa época porque fazia com que a maior parte da população perdesse poder de compra, já que os produtos eram remarcados diariamente.
Então o que você comprava ontem, já não conseguia comprar hoje. E por isso que quem sabia investir em algo atrelado ao IPCA não perdia poder de compra, pelo menos na parte do seu capital que estava investida.
INVESTIMENTOS ATRELADOS AO IPCA
Então agora acho que você já entendeu a importância deste assunto.
E se você quer preservar sua grana daqui para frente e até ganhar dinheiro com a alta dos preços, se liga nos investimentos atrelados ao IPCA mais comuns para se proteger.
TESOURO DIRETO
Pois é sempre ele. E porque eu falo tanto do Tesouro Direto?
Porque ele é um dos investimentos mais simples para se começar, entrega uma boa rentabilidade e ainda possuem opções de investimento para várias necessidades.
E agora nós vamos falar sobre o título específico para proteção da inflação que é o Tesouro IPCA, antigamente chamado de NTN-B. Então o Tesouro IPCA é capaz de preservar seu poder de compra ao longo do tempo, ou seja, reajusta seu dinheiro de acordo com o a inflação e ainda paga uma taxa de juros a mais.
Como assim?
Te explico com a tabela dos títulos.
Em vermelho estão toooodos os títulos do Tesouro que podem te proteger da inflação.
E o que significa esse nome IPCA+?
Somente que este título vai te pagar o IPCA ou inflação daquele momento, mais alguma coisa. Essa mais alguma coisa é por exemplo o 5,69% da primeira linha na coluna taxa de rendimento.
“Tá Pedro ainda não entendi…”
Vamos supor que entra um governo maluco aí e atrapalha todo a economia e a inflação vai para 50% ao ano. Não tem problema, seu dinheiro vai ser ajustado até os 50% e você ainda ganha 5,69% a mais do que o valor da inflação.
Mais a frente, no nome você vê o ano em que o título vence, nas próximas colunas o valor mínimo que você pode comprar que pode ser 1% do valor total do título ou o limite de R$30,00.
E ainda existem as opções com e sem juros semestrais. A opção sem juros semestrais vai acumulando valor até o vencimento do título e pode ser usado por pessoas que querem formar patrimônio, ainda estão novas e produzindo renda.
Já a opção com juros semestrais te paga a parte dos juros que você receberia acima da inflação semestralmente e é mais indicado para quem já se aposentou e deseja ter um fluxo de renda, parecido ou melhor do que o de um aluguel, sem consumir o principal do dinheiro.
CDB’S, LCI’S E LCA’S
Na maioria das vezes esses títulos privados pagam uma porcentagem do CDI. Mas procurando na sua corretora com certeza você encontrará opções que possuem rendimento atrelado a inflação. Dê uma vasculhada aí que você encontra.
DEBÊNTURES
As debêntures são títulos de renda fixa emitidos por instituições privadas.
Por exemplo, a Vale do Rio Doce decidi lançar uma debênture para bancar um determinado projeto que quer realizar. Aí os investidores interessados compram este título e recebem mais a frente o valor investido acrescido de juros.
Existem boas opções no mercado e muitas vezes pagando mais do que os já citados. Porém como aqui você se torna credor de uma empresa, é necessário ter um conhecimento mais profundo sobre a mesma, e ter mais experiência no mercado.
FUNDOS IMOBILIÁRIOS
Fundos imobiliários são fundos de investimento que investem em imóveis, geralmente comerciais. Aqueles que compram imóveis com finalidade de locação oferecem proteção contra a inflação para os aluguéis recebidos, normalmente corrigidos pelo IPCA ou IGP-M.
Isso mesmo, esse tipo de fundo paga um aluguel para o investidor exatamente como um imóvel físico faz. Então você consegue proteção conta a inflação e ainda permite que o pequeno investidor, faça uma boa diversificação já que muitos destes fundos, tem vários imóveis na sua carteira.
ASSISTA NOSSO VÍDEO TAMBÉM
CONCLUSÃO
E é isso aí galera!
Existem ainda mais tipos de investimentos que te protegem da inflação e eu espero seu comentário aqui abaixo me dizendo qual investimento você usa para não perder dinheiro com a alta dos preços, combinado?
Hoje nós vimos os principais investimentos atrelados ao IPCA, e eles são:
- Tesouro Direto
- LCA’s, CDB’s e LCI’s
- Debêntures
- Fundos imobiliários
Espero que você tenha gostado!
EEEEEE BORAAAAA GANHAR DINHEIRO COM A INFLAÇÃO!
Gostou deste artigo? Conseguimos te ajudar de alguma forma?
Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais com os botões que aparecem acima.
Se você gostou eles também vão gostar.
Te convidamos a deixar um comentário com suas dúvidas, sugestões ou seja lá o que passar na sua cabeça que possa nos ajudar ou que você queira compartilhar.
Também não deixe de se inscrever abaixo para receber nossas atualizações.
Informamos que todo conteúdo contido neste site tem objetivo educacional, sendo exclusivamente do leitor qualquer tipo de decisão tomada.