Tempo de leitura: 6 minutos
Porque investir seu dinheiro?
O ato de investir parte daquilo que arrecadamos, parece algo fundamental na vida de qualquer pessoa.
Até mesmo na vida daqueles que possuem muito dinheiro “dinheiro a rodo” como dizem alguns!
Mas porque investir seu dinheiro? Quais são os verdadeiros motivos para começar ou permanecer guardando parte da renda?
Contents
É sempre bom manter uma parte do dinheiro guardado!
Ninguém gosta, mas às vezes todos nós passamos por alguma espécie de problema, correto? Jogue a primeira pedra, aquele que nunca passou por problemas, ou eventos que obrigaram a pessoa a gastar mais do que o habitual (por favor, não joguem pedras!).
Brincadeiras a parte, infelizmente, em momentos que mais precisamos de ajuda, o dinheiro pode ser uma das únicas soluções.
Louvado seja aquela pessoa que ainda possui algum dinheiro para pagar o produto, serviço, multa ou determinada obrigação financeira que está diante do problema e da solução.
Observando situações como essa, onde o dinheiro pode ser a única solução, todos nós, sem exceção devemos guardar parte de nossas rendas, de forma mensal (no mínimo).
Desse modo é possível acumular capital suficiente, e assim, conseguir solucionar os mais diferentes problemas que podem vir a ocorrer com nós, ou com pessoas próximas.
Outro motivo para guardar parte da renda está baseado na aposentadoria. O brasileiro possui (tanto mulher como homem) uma expectativa de vida longa. Podendo chegar até os 80 anos, por exemplo.
Sendo assim, em muitos casos, a aposentadoria baseado em um salário mínimo pode ser muito pouco quando chegarmos à idade de nos aposentar.
Portanto a construção de uma espécie de aposentadoria privada pode ser uma solução. Essa aposentadoria poderia servir como um complemento aquela aposentadoria que vamos receber por meio do INSS.
Por mais que a pessoa chegue à idade da aposentadoria com saúde de “ferro”, os cuidados aumentam.
São exames que devemos fazer consultas periódicas e afins.
O plano de saúde para idades mais elevadas, pode chegar a quantias muito altas. Sendo que a aposentadoria complementar poderia resolver tal situação.
Como guardar parte do dinheiro de forma eficiente?
Agora que sabemos da importância de guardar parte da renda é preciso arrumar uma estratégia para fazer “sobrar” parte da renda. Como fazer isso?
A elaboração de um “teto de gastos” pode ser aquilo que você precisa! Da mesma forma que ocorre com o governo federal, todos nós precisamos de um teto. Se não a casa cai!
Sendo assim, faça um teto aonde os seus gastos não vão ultrapassar, e desse modo, a margem que sobrar, pode ser realocado em investimentos.
Mas porque investir seu dinheiro? A resposta é simples! Ao investir o dinheiro poupado, você vai fazer os recursos trabalharem para você!
Vai funcionar mais ou menos como uma empresa. Você é o patrão do seu dinheiro. Então, nada mais natural do que delegar funções ao seu dinheiro.
Uma parte dos seus recursos irá para o Tesouro Direto, outra parte vai trabalhar com a renda variável. Uma parte menor do capital vai ficar a disposição, caso haja alguma emergência, e assim por diante.
Porque investir o dinheiro? Porque esse é o modo mais eficiente de conseguir aumentar os recursos poupados. Além do dinheiro que todo mês será poupado, os recursos investidos vãos estar evoluindo e rendendo mais dinheiro para você!
Leia também: Os 4 maiores erros dos investidores! O que fazer para não cometê-los
Quais são as melhores aplicações?
Para aqueles que estão começando ou, que possuem menos flexibilidade relacionada a questões de vencimento (existe a necessidade de contar com o dinheiro no curto prazo) a melhor alternativa é o Tesouro Selic.
O Tesouro Selic é uma das letras do programa federal de investimentos denominado de Tesouro Direto.
Por meio dessa letra, o investidor terá em mãos um papel que vai lhe oferecer rendimento atrelado à taxa Selic.
Para aqueles que não sabem, a taxa Selic é a nossa taxa básica de juro. É comum ver no noticiário, dentro de 45 em 45 dias alguma notícia sobre a taxa Selic.
Quem elabora as políticas monetárias e pode modificar a taxa Selic, é o Banco Central.
Enfim, o Tesouro Selic, possui a garantia do Tesouro Nacional (sendo assim é considerado o investimento mais seguro do Brasil) e possui um rendimento atrelado a taxa básica de juro (em outras palavras, o rendimento médio).
Vale destacar que desde o início do plano Real, os juros nunca ficaram para trás da inflação (quando comparamos períodos de 12 meses).
Outro detalhe, o Tesouro Selic possui liquidez diária (dias úteis). Sendo que bancos e corretoras independentes (boa parte das instituições) já isentam os clientes de eventuais taxas de administração.
Mesmo assim, ao final de cada semestre, o Tesouro Direto acaba cobrando uma taxa referente a emolumentos dos investidores. Taxa que pode ser equivalente a 0,25% ao ano.
Outro ativo que pode ser interessante para aqueles que estão começando é o CDB (Certificado de depósito interbancário).
O CDB possui garantia bem semelhante ao da poupança. Ambos os investimentos possuem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
A garantia cobre eventuais perdas em caso de falência da instituição financeira associada em até R$ 250.000,00 por CPF e por instituição.
Os rendimentos oferecidos pelo CDB podem variar de instituição para instituição. Os rendimentos podem ser desde o CDI (taxa semelhante à Selic) até taxas prefixadas de juro.
Acredito que a pergunta; Porque investir seu dinheiro? Está mais do que respondida…
Estamos te ajudando?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis as atualizações do blog!
Como começar do zero!
Para você que está começando do zero aconselho começar baixando este e-book gratuita que ficará aqui disponível para fazer o download.
Quanto mais conhecimento, mais fácil se tornará o começo.
É só clicar abaixo.
Assista nosso conteúdo em vídeo também
No nosso canal do Youtube você encontra vários vídeos que vão te ajudar a investir melhor.
Check it out!
Conclusão
Concluindo a coisa toda, investir seu dinheiro facilitará tudo, ou quase tudo na sua vida.
E a parte mais interessante disso tudo é que você ganha um funcionário leal e dedicado.
Colocando o dinheiro para trabalhar para você, você pode ter cada vez mais liberdade e um dia alcançar sua liberdade financeira, que se tornará questão de tempo.
Então quando alguém te perguntar “porque investir seu dinheiro”, agora tenho certeza que você já saberá dar a resposta.
Neste artigo você viu:
- Porque é sempre bom ter dinheiro guardado
- Como guardar dinheiro de forma eficiente
- Quais são as melhores aplicações para começar.
Espero que tenha te ajudado.
Aquele abraço!
EEEEE BORAAAA INVESTIR!
Gostou deste artigo? Conseguimos te ajudar de alguma forma?
Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais com os botões que aparecem acima.
Se você gostou eles também vão gostar.
Te convidamos a deixar um comentário com suas dúvidas, sugestões ou seja lá o que passar na sua cabeça que possa nos ajudar ou que você queira compartilhar.
Também não deixe de se inscrever abaixo para receber nossas atualizações.
Informamos que todo conteúdo contido neste site tem objetivo educacional, sendo exclusivamente do leitor qualquer tipo de decisão tomada.