Renda Fixa: O que é, como funciona e como investir

Tempo de leitura: 4 minutos

Em algum momento, em algum lugar, você já deve ter ouvido falar sobre a Famosa Renda Fixa. E já se imaginou de férias, curtindo a praia e uma água de coco só recebendo uma grana que aplicou corretamente. É, falando assim, até que parece atrativo.

Mas afinal de contas, será que você sabe o que significa ter uma aplicação de renda Fixa? Se ainda tem suas dúvidas, fique com a gente neste post!

O que são os títulos de renda fixa?

Como o próprio nome sugere, são títulos que pagam os seus investidores, dentro de um período previamente estabelecido, uma determinada remuneração.

Esse pagamento acontece no momento final, onde se resgata o valor investido. A maneira mais fácil de você conseguir compreender o todo é ter na sua mente que a renda fixa funciona como se fosse um empréstimo.

dinheiro11 - Renda Fixa: O que é, como funciona e como investir

Isso porque, cada vez que você compra um título de renda fixa, basicamente, você está emprestando dinheiro ao emissor do seu título (que neste caso, pode ser o governo, banco ou empresa).  Os juros que serão pagos nada mais são do que a remuneração que você irá receber por emprestar essa quantia.

Tá confuso? Calma, eu vou exemplificar:

Vamos supor que você deseje investir a quantia de R$10.000,00 a uma taxa de 10% ao ano. O que você receberá no final da aplicação é R$ 11.000,00 ou seja, a soma do valor total investido acrescidos dos juros pagos.

Pré-fixados e Pós-Fixados

Existem algumas terminologias que parecem difíceis, mas que você precisa entender a diferença entre elas.

Títulos Pré-Fixados

Chamamos de títulos pré-fixados aqueles que a remuneração é determinada no momento em que se aplica o dinheiro. Você sabe o que significa quando o seu gerente vem até você e te oferece um CDB pré-fixado em 360 dias que renderá 18%, por exemplo?

guardar dinheiro bora investir - Renda Fixa: O que é, como funciona e como investir
Título Pré-Fixado

Significa, tão somente, que você já sabe o quanto o mesmo renderá – o valor que você investiu + juros que se somarão, dentro do período determinado, ou seja, 360 dias.

Títulos pós-fixados

Diferente do que a gente explicou ali em cima, nos títulos pós-fixados você só saberá o quanto rendeu no final da sua aplicação. E isso acontece porque o rendimento acaba sendo determinado pela variação de um certo índice.

E é por esse motivo que os analistas afirmam que se você está esperando o aumento da inflação ou da taxa de juros, este tipo de investimento faz mais o seu perfil.

Estamos te ajudando?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis as atualizações do blog!

redirect - Renda Fixa: O que é, como funciona e como investir

Como investir em Renda Fixa?

Agora que você já compreendeu um pouco mais sobre a renda fixa, chegamos num ponto em que precisamos discutir algumas alternativas de investimento disponíveis para você, pequeno investidor.

Existem vários tipos de títulos de renda fixa.

Dentre eles debêntures, Tesouro Direto e os vários títulos disponíveis no programa, CDBs,  LCI,S e LCA’s dentre outras opções.

Cada tipo de título interessa a um tipo de investidor diferente. Como assim?

Algumas aplicações exigem um capital maior, então são destinadas aqueles que já tem um patrimônio formado.

Outras não tem tanta liquidez e você fica com seu dinheiro preso por mais tempo. É só avaliar cada opção certinho e fazer sua escolha.

As melhores opções você poderá encontrar nas corretoras independentes.

Não perca seu tempo indo a um banco de varejo comum. Eles vão tentar te empurrar péssimos produtos com baixa rentabilidade.

“Mas, Pedro, eu não estou muito acostumado a fazer aplicações no mercado e também tenho pouco dinheiro para investir”. Calma! Você tem que começar pelo mais fácil e simples.

Como nós já dissemos aqui a melhor alternativa para quem está começando é o título do Tesouro Direto, Tesouro Selic.

raw - Renda Fixa: O que é, como funciona e como investir

E isso porque, você pode começar investindo bem pouco e tendo uma boa rentabilidade sem pagar muitas taxas. 

Na contramão, se você investisse em fundos de investimento de renda fixa (não são títulos de renda fixa, mas investem neste tipo de título),  que também são uma boa opção para futuro, você teria que pagar taxas de administração que poderiam diminuir sua rentabilidade.

Para que pagar para os outros fazerem o que você mesmo pode fazer, não é mesmo?

E em outro momento, já com um patrimônio formado, você começa a diversificar.

E, nós já falamos do quão importante é a diversificação dos investimentos, não é? Porque com ela você evita perdas e amplia o seu patrimônio, conseguindo manter o equilíbrio financeiro saudável.

Ficou com alguma dúvida? Escreve pra gente nos comentários!