Tempo de leitura: 12 minutos
Se você está buscando uma nova maneira para começar a investir seu dinheiro, com certeza um destes investimentos que passam pela sua cabeça tem que ser em Títulos Públicos pelo Tesouro Direto.
Esse é com certeza o investimento mais seguro do país e ao contrário do que você poderia achar, também possui uma rentabilidade excelente.
Definitivamente esta modalidade de investimento deve fazer parte de qualquer carteira, independente do seu perfil de risco.
Ah, não sabe o que é? Acha muito perigoso sair da poupança?
Não, não meu caro. Vem com o pai que eu vou pegar na sua mão e te mostrar o caminho da alegria.
O QUE É O TESOURO DIRETO?
O Tesouro Direto(TD) é um programa do Tesouro Nacional em parceria com a BM&F Bovespa inciado em 7 de janeiro de 2002.
Tal programa teve como intuito em sua criação a popularização do investimento em Títulos Públicos que antes só poderiam ser feitos comprando cotas de fundos de investimentos.
Desta forma agora o investidor como eu e você poderia ter acesso a este excelente investimento da sua casa, pela internet, utilizando qualquer dispositivo móvel. Sim é isso mesmo, você pode comprar do sofázão da sua casa e depois ir ser feliz. 😉
E o melhor de tudo. A partir daí os valores para investimentos caíram muito (você teria que comprar uma cota dos fundos citados anteriormente, que exigiria em alguns casos valores mais altos para investir). É possível começar a investir em Títulos com pouquíssimo dinheiro.
Outra vantagem é que alguns fundos de investimentos (a maioria) cobram altas taxas de administração para investir no Tesouro. Mas como você mesmo irá investir sua própria grana, você não vai pagá-las. Eles se aproveitam da falta de conhecimento para cobrar taxas absurdas.
E COMO FUNCIONA EXATAMENTE?
Este é um investimento em renda fixa, aquele no qual as condições de rentabilidade são determinadas no momento da aplicação.
Como na maioria dos investimentos, quando é feita uma compra em títulos públicos, você empresta dinheiro para alguém e recebe juros em troca disto.
E neste caso você está emprestando dinheiro para o Governo financiar sua dívida pública e bancar alguns projetos em áreas como saúde, infraestrutura, etc.
Este devolve o seu dinheiro com o acréscimo de juros sobre o seu capital.
E É SEGURO? TÔ DOIDO PARA CONTINUAR NA POUPANÇA…
Para jovem…
O pagamento dos Títulos públicos é totalmente garantido pelo Tesouro Nacional.
Ou seja, para você não receber seu dinheiro de volta o país teria que estar quebrado.
E você há de concordar comigo que isto não seria uma coisa muito fácil, muito pelo contrário.
Em um cenário como este todos os grandes bancos e instituições brasileiras privadas ou não já estariam quebradas e somente depois seria a vez do governo que mesmo assim poderia emitir mais moeda se fosse necessário.
Ou seja, risco praticamente zero.
QUAIS SÃO AS TAXAS COBRADAS
Basicamente será cobrada apenas uma taxa:
- Taxa da BM&F Bovespa
Será cobrado sobre o investimento 0,3% ao ano devido a todos os gatos envolvidos na custódia do seu título e toda movimentação realizada.
E existe sim outra taxa que poderia ser cobrada mas que você não vai pagar pois nós vamos te ajudar.
Algumas instituições financeiras cobram para que você possa investir no Tesouro Direto. Porém como existem várias excelentes instituições que não cobram taxa alguma, porque você iria pagá-las?
Não é necessário mesmo…
Mais abaixo falaremos sobre como encontrá-las.
Todos os títulos do Tesouro Direto estão sujeitos a cobrança do IOF (imposto sobre operações financeira) para valores resgatados antes de 30 dias e o imposto de renda como na maioria dos investimentos ( que valem a pena, claro).
Os tributos somente serão recolhidos na data de vencimento ou então quando houver algum recebimento de juros dos papeis que pagam semestralmente seguindo a tabela de alíquotas a seguir.
Como podemos ver quanto mais tempo você ficar com um título melhor. Em dois anos você pagará o valor mínimo de imposto de renda.
EXISTEM LIMITES PARA COMPRAS?
Sim.
Cada investidor pode fazer a compra mínima de uma fração de um título. Esta fração é de 1% (ou 0,01) do valor total de cada um.
Porém deve ficar claro que deve-se respeitar o valor mínimo de 30 reais.
Por exemplo o título Tesouro IPCA+ 2019 (NTNB Princ) no momento em que escrevo este artigo tem o valor de R$2622,13. Neste caso você poderia fazer a compra de até 1% do valor do título que seria R$26,22.
Maaaaas, como o valor ficou abaixo de 30 reais, este será o valor mínimo. É bom ou não é?
Não existem mais desculpas para continuar na poupança, porque você tem 30 reais guardados aí, não tem?
Ixeeeee. 🙁
Para valores máximos cada investidor pode acumular o limite de 1 milhão ao mês. Um dia chegamos lá… 🙂
QUAIS SÃO OS TÍTULOS DISPONÍVEIS?
Existem 5 papeis disponíveis que são os seguintes:
- Tesouro Selic (nome antigo = LFT)
- Tesouro Prefixado (nome antigo = LTN)
- Tesouro Prefixado com juros semestrais (nome antigo = NTN-F)
- Tesouro IPCA (nome antigo = NTN-B Pincipal)
- Tesouro IPCA com juros semetrais (nome antigo = NTN-B)
Eles tiveram seus nomes alterados a pouco tempo para que tornasse a escolha ainda mais fácil para o investidor. A sopa de letrinhas foi extinta.
Quanto ao seus tipos 1,4 e 5 são títulos que tem seus rendimentos atrelados a indexadores, ou seja, renderão de acordo com a variação destes. São os chamados pós-fixados.
O indexador do título 1 é como o nome já diz a Taxa Selic, ou simplesmente a taxa básica de juros do país. Ela é utilizada em empréstimos feitos entre bancos e também nas aplicações feitas por instituições financeiras. Então a taxa estabelecida serve de referência para o rendimento deste papel, que renderá um valor bem próximo a ela.
Já 4 e 5 são atrelados a inflação ou IPCA. Estes títulos são chamados mistos, pois sempre terão uma parte que será corrigida pela inflação e outra parte que é um juros fixo pré estabelecido na compra.
A diferença entre estes dois é que 4 terá todos os rendimentos acumulados até a sua data de vencimento. Já 5 pagará semestralmente a parte de juros fixa.
2 e 3 são os títulos prefixados como pode-se notar em seus nomes. Estes títulos serão comprados com uma determinada taxa que é fixada no momento da compra e renderá exatamente a taxa acordada se levado até seu vencimento.
E entre 2 e 3, o título 3 também irá pagar juros semestrais.
Estamos te ajudando?
Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis as atualizações do blog!
QUAL É A RENTABILIDADE DE CADA TÍTULO?
Os títulos do governo tem rentabilidade muito, mas muito superior ao da poupança.
Por isso você deve conhecer este investimento o mais rápido possível.
Em tempos de crise em que temos alta da inflação e por vezes a subida da taxa Selic para conter esta inflação os títulos pagam melhor ainda.
A pouco tempo antes de escrever este artigo a Selic chegou a valores como 14,25% e os títulos atrelados a inflação chegaram a pagar 16% ao ano. Muito bom, não?
Para que você tenha certeza de quanto o título que você quer está pagando no momento, você pode visitar esta página do Tesouro Direto. Clique aqui.
Para saber em que valor estão cada umas destas taxas você pode visitar o site do Banco Central neste link, no canto direito da página, que possui a informação real de cada um e ainda fazer uma comparação com o valor pago pela poupança.
Para o caso do título tesouro IPCA, você pode somar o valor do IPCA mais a taxa fixa ofertada pelo tesouro. É claro que a conta não é apenas uma adição simples, mas servirá para você ter uma ideia.
Você também pode ver a rentabilidade acumulada até o momento clicando aqui.
Perceba aqui que alguns títulos podem pagar muito mais do que os valores citados, por um fenômeno chamado marcação a mercado que será tema de outro artigo.
Se você quiser saber quanto você receberá depois que realizar um investimento, o site do tesouro disponibiliza uma calculadora que pode te ajudar nesta tarefa. Clique aqui para acessar.
MAS AINDA NÃO SEI QUAL TÍTULO ESCOLHER
Não se preocupe.
Esse pessoal do Tesouro é tão bacana que disponibilizaram um planejador financeiro para você.
Desta maneira você poderá alinhar seus objetivos financeiros de longo, médio e curto prazo com as datas de vencimento e características de cada título.
Dê uma olhada aqui.
TÁ BOM PEDRO, PARA DE ENROLAR E ME CONTA AQUELE PRIMEIRO PASSO
Palma, palma, não priemos cânico.
Aí vai ele…
Para você começar a investir você deve ter um CPF válido e uma conta corrente em um banco para transferir dinheiro para uma corretora de valores.
Vamos dar a preferência para investir em corretoras independentes.
Também poderia ser um banco tradicional, mas a verdade é que geralmente as taxas cobradas por eles são bem maiores.
Aí que está o pulo do gato meu querido(a).
Quanto menos taxas você paga mais dindim no seu bolso.
Como já falei lá em cima, você pode pagar uma taxa pequena ou até não pagar taxa alguma a mais para investir no Tesouro Direto. Somente a taxa da BM&F Bovespa mesmo.
E é isto que nós vamos fazer.
Neste link você encontrará um ranking das corretoras e taxas cobradas por diversas corretoras que existem por aí.
Você precisará necessariamente estar cadastrado em alguma delas. Esta instituição será a ponte entre você e o Tesouro.
Como você pode ver nesta imagem retirada do site do Tesouro Direto, será assim o caminho do seu rico dinheirinho. Também podemos ver as funções de cada instituição listadas abaixo.
Para escolher uma instituição e começar seus investimentos sugerimos que você escolha uma que não ultrapasse 0,2% de taxa de administração. Este ainda seria um valor justo.
Mas entre as que não cobram taxas existem excelentes corretoras. Dê preferência a elas.
Pesquise bem sobre cada uma pois não vale a pena ser isento de taxas mas receber um serviço de má qualidade.
Verifique toda a reputação e a parte contábil da corretora. Mais a frente teremos um artigo lhe mostrando como realizar esta escolha da melhor maneira possível.
OLHA QUE BELEZA!
E se preferir você pode ver todo nosso conteúdo em vídeo. É logo abaixo…
CONCLUSÃO
Ufaaaaaa…
Muita informação, não é?
Leia tudo com calma e você será capaz de absorver tudo com facilidade.
E pra você que chegou até aqui parabéns! E como forma de agradecimento vamos deixar um presentinho para você.
Clicando na imagem você poderá baixar um e-book totalmente grátis para aprender ainda mais sobre o Tesouro Direto.
Este é um material do Professor Eduardinho (um dos maiores especialistas do mercado), criador do método Carteira Rica e nele você aprenderá alguns segredinhos que podem ser usados para aumentar sua rentabilidade no TD.
Diante do que foi exposto aqui espero que você esteja ao menos cogitando investir neste excelente investimento.
Para conseguir novos resultados você necessariamente terá que ter outras atitudes. Comece investindo diferente ou começando a investir.
E recapitulando….
Neste artigo podemos ver:
- O que é o Tesouro Direto
- Como funciona e de onde vem o recebimento de juros
- Qual é a sua segurança
- Quais as taxas cobradas para investir
- Quais são os limites para compras
- Quais títulos disponíveis e suas rentabilidades
- Como escolher um título para investir
- E o primeiro passo para começar a investir
Obrigado por nos acompanhar nesta jornada.
Tenha em mente que a Educação Financeira é a chave para ter uma vida mais tranquila com toda a liberdade de escolhas que você deseja.
O melhor investimento é sempre em você mesmo.
Nós acreditamos no seu potencial e sabemos que essa pessoinha que você vê no espelho pode te levar a ser e ter tudo aquilo que você quiser.
Basta querer e agir!
Aquele abraço!
Eeeeeeee BORA INVESTIR!!! 😮
Gostou deste artigo? Conseguimos te ajudar de alguma forma?
Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais com os botões que aparecem acima.
Se você gostou eles também vão gostar.
Te convidamos a deixar um comentário com suas dúvidas, sugestões ou seja lá o que passar na sua cabeça que possa nos ajudar ou que você queira compartilhar.
Também não deixe de se inscrever abaixo para receber nossas atualizações.