Para viver de renda você investe ou você poupa? Entenda as diferenças!

Tempo de leitura: 5 minutos

Seja sincero comigo: você sabe a real diferença  entre investir e poupar? Eu vejo muitas pessoas usando estas palavras como se elas significassem a mesma coisa – só que não são.

Você já deve ter falado alguma das seguintes frases: “Estou juntando dinheiro para viajar” ou “Comprar a casa própria é um bom investimento”. O que ninguém sabe é que por trás de frases assim, há grandes erros conceituais.

Muita gente acha que está investindo o seu dinheiro em algo quando, na verdade, está apenas poupando.

A principal diferença não está nos riscos, muito menos nos prazos

O primeiro ponto que eu preciso explicar para vocês é que investir o seu dinheiro ou poupá-lo, em nada tem haver com o risco da aplicação financeira que você escolheu, tão pouco está relacionado ao prazo.

tesouro direto taxas 1024x682 - Para viver de renda você investe ou você poupa? Entenda as diferenças!
Poupar ou investir: saiba a diferença!

Ela também não está ligada com a presença ou ausência de um objetivo, tanto para quem deseja investir quanto para quem deseja poupar. Não estamos falando, neste texto, sobre juntar dinheiro unicamente por juntar.

A diferença principal está, senão, na natureza do objetivo!

Poupança se relaciona ao uso principal; investimento se relaciona com a geração de renda

Amigos, pasmem: a principal diferença entre as duas opções é que quando poupamos, presumimos que iremos utilizar todo aquele montante que a gente segurou, não utilizando só o que rendeu, mas também, a parte principal.

Quando estamos falando sobre o investimento, o objetivo que temos que ter claro em nossas mentes é o desejo de formar um patrimônio que nos gere renda de forma automática, sabe? Aquela que de tempos em tempos acaba caindo na sua conta e você apenas usufrui dos frutos que ela te dá, nunca do principal.

guardar dinheiro bora investir - Para viver de renda você investe ou você poupa? Entenda as diferenças!
Quando falamos em poupar dinheiro, estamos falando em utilizar os frutos e o principal

Por exemplo: quando você junto dinheiro para uma viagem no exterior, comprar um carro, pagar a faculdade, você está, na verdade, poupando!

Porque, como falamos acima, você está poupando o dinheiro a curto/médio/longo prazo, mas com a pretensão de usá-lo em sua totalidade.

Outra característica do “poupar” é que você tem um teto, um limite bem definido dentro da sua cabeça: por exemplo, o valor da sua viagem internacional, do seu carro novo ou da sua faculdade. Quando você atingir, automaticamente, você deixa de poupar.

Contudo, quando falamos de investimento, os fatores se alteram. Aqui, o principal objetivo é que você tenha uma renda no futuro- o popular viver de renda.

E o que é o Viver de Renda? Nada mais é que ter conseguido acumular um patrimônio considerável para que você consiga, viver bem, apenas com os frutos que ele lhe dá.

guadar dinheiro bora investir - Para viver de renda você investe ou você poupa? Entenda as diferenças!

Falando de forma generalizada, quem faz um plano de previdência privada bem pensado, está com o foco no acumulo de patrimônio, não para que ele o consumo em sua integridade, mas sim, para que seja possível viver bem utilizando apenas seus rendimentos- sem mexer, contudo, no valor principal.

Assim sendo, é possível gerar renda perpétua. E caso o investidor venha a falecer, os herdeiros terão acesso a este valor e poderão partilhar entre si.

Quais as melhores aplicações para investir ou para poupar?

A verdade, meus amigos, é que não existe aplicações específicas destinadas a quem quer investir ou quem quer poupar. A sua escolha irá depender muito mais do prazo que você tem.

Quer ver só?

Se você tem um prazo médio ou curto, procure aplicações que sofram menos riscos de volatilidade ou de calote. Você, neste cenário, pode apostar em aplicações mais tradicionais, como Renda Fixa. Entre as variações que indicamos, existem os CDBs.

112185 OOJK89 558 927x1024 - Para viver de renda você investe ou você poupa? Entenda as diferenças!

Agora, se o seu prazo for um pouco mais longo, sem dúvidas, uma das melhores opções de investimento/poupança é a aplicação no Tesouro Direto, ou também, aplicar em Fundos de renda variável, por exemplo, e ações de boas empresas que pagam bons dividendos.

Consumo não é nem poupança nem investimento

Para finalizar, é necessário ver o consumo como uma forma de não investimento. É bastante como você comprar uma casa nova e pensar: é investimento. Ou pagar a sua faculdade e pensar: estou investindo no meu futuro.

Isso tudo é gasto. Sabe porquê? Porque neste primeiro momento, a intenção não é ganhar dinheiro com a sua valorização, mas sim, usufruir do bem naquele determinado período.

Investimento, senhores, é o que coloca dinheiro no nosso bolso de forma continua. Se você paga para poder ter acesso a um bem, isso não é investimento, é gasto.

Eu sei que muitas pessoas pensam que ao trocar de carro, estão investindo um valor legal para depois, revender e ir escalando nos modelos… Mas a verdade é que o carro em si é custo- custo no financiamento e custo, depois, para mantê-lo rodando.

É isso, pessoal! Acho que ficou bem fácil de entender as diferenças entre Investimento e Poupança, né?

Se você quiser aprofundar um pouco mais neste assunto, eu tenho um presentão pra te dar: E-book gratuito do Guia Invest.

Nele você vai conseguir alcançar sua liberdade financeira rapidinho 😉

>> Baixar o e-book gratuito <<

Se por acaso você ainda ficou com dúvidas, por favor, deixe seu comentário aí que a gente vai te responder. Combinado? Abração!