Qual o melhor tipo de investimento para iniciantes? Descubra exatamente como começar

Tempo de leitura: 5 minutos

Poupança rendendo pouco, Selic com tudo para fechar 2020 em 2% ao ano. Olhando todo esse cenário vem a pergunta; Qual o melhor tipo de investimento para iniciantes?

Tesouro Direto

A primeira e melhor opção é o Tesouro Direto. Através das letras do tesouro você tem a segurança de investir em um papel altamente seguro além de contar com uma rentabilidade mediana, ou até equivalente a bolsa de valores (tudo isso depende da letra que você investir).

Tesouro Selic

Através do Tesouro Selic você investe em uma letra que vai remunerar o seu capital com base na Selic

Isso sugere que o Tesouro Selic é uma letra segura, menos volátil e mais fácil de ser compreendida.

A remuneração vai ser mediana porque a letra segue a Selic. Mas é por isso que a letra é uma “boa”.

Qual o melhor tipo de investimento para iniciantes? É aquele investimento que consegue ser seguro, pouco volátil, com rentabilidade justa e de fácil compreensão.

Como o Tesouro Selic segue a própria Selic, a letra não registra desvalorização e não apresenta tanta volatilidade em seu preço. Diariamente você verá o seu dinheiro crescer, de pouco em pouco.

Sem falar que o Tesouro Selic conta com liquidez diária. Você pode negociar suas letras a qualquer momento (desde que seja dia útil e o horário seja compatível com o mercado do Tesouro Direto)

Tesouro IPCA

Como segundo investimento eu considero o Tesouro IPCA a melhor alternativa. A letra remunera o investidor por uma taxa de juro prefixada mais IPCA.

Em resumo; o Tesouro IPCA é bem semelhante ao Tesouro Selic, porém essa letra pode apresentar muita volatilidade e pode registrar lucro no curto prazo ou prejuízo ao seu investidor.

Porque tem volatilidade?

O Tesouro IPCA é uma letra que possui parte do seu rendimento atrelado ao juro prefixado, coisa que deixa a letra vulnerável às movimentações do mercado de juro. Quando o juro futuro sobe geralmente a letra se desvaloriza e o juro oferecido fica maior.

Aqueles que Já estão comprados podem perder dinheiro e aqueles que vão investir podem comprar uma letra que está pagando mais.

Mas quando o juro futuro cai aqueles que estão comprados na letra registram valorização e aqueles que vão comprar, vão adquirir uma letra que paga menos (uma letra com juros menores).

Dependendo da valorização ou da queda do juro o investidor terá uma depreciação ou uma valorização maior.

É nessa parte que o investidor poderá ter um desempenho equivalente a uma ação na bolsa.

Vale destacar que se você aguardar até o vencimento da letra (sem negociar a mesma antes) o seu rendimento será equivalente a aquele estipulado na compra da mesma.

Outro detalhe; quanto mais longo for o vencimento da letra mais volatilidade a mesma apresentará (com influência do juro futuro). Se o vencimento for curto, aí você terá menos volatilidade.

Se o Tesouro Selic seria a primeira opção na hora de responder a pergunta “Qual o melhor tipo de investimento para iniciantes?” O Tesouro IPCA é a segunda alternativa.

ETF

ETF ou os “fundos de índice” são uma boa alternativa de investimento para os iniciantes.

Principalmente para aqueles que gostariam de ter mais exposição à bolsa mais tem medo de investir.

O ETF é um fundo de índices, ou seja, esse fundo é negociado em bolsa e vai seguir de perto um determinado índice da bolsa de valores.

Hoje no Brasil existem vários ETF. Dentre eles temos;

  • IVVB11 (segue o S&P 500)
  • BOVA11 (segue o Ibovespa)
  • SMAL11 (segue o índice de Small Caps)

Entre vários outros. Os 3 ETF que foram citados são aqueles considerados mais interessantes. Como estamos tratando de um fundo de índice, os ETF possuem posição em vários ativos. Por exemplo; só no Ibovespa temos mais de 60 ações diferentes.

O S&P 500 é um índice dos Estados Unidos que conta com posição em 500 empresas. Estamos falando de investimento altamente diversificado e que vem gerando boa rentabilidade.

Parte desse desempenho deve ser colocada na conta dos juro baixo. Como acontece no Brasil, o mundo também vem registrando queda no juro. Fato que estimula ainda mais a procura por alternativas de investimento mais interessantes.

As ações são uma bela alternativa. Com a movimentação maior na compra de ações, os índices também vêm se valorizando.

Sem falar que é muito mais interessante comprar um índice, do que uma ação. Já pensou se a empresa começa a registrar prejuízos? Uma empresa com prejuízo pode puxar o valor da ação para baixo.

Através do ETF você fica diversificado e não corre o risco de perder tudo, por exemplo.

Então, qual o melhor investimento para iniciantes?

Supondo que você esteja iniciando a sua “carreira” nos investimentos, o Tesouro Selic seria a melhor opção para começar.

Investir em um título que possui rentabilidade boa,  atrelado à segurança e baixíssima volatilidade, é excelente para o início.

Ao iniciar com o Tesouro Selic você vai se habituar a transferir valores para a corretora. Além disso, você vai monitorar seus investimentos e acompanhar o mercado. Principalmente no que tange a política monetária do país.

Depois, quando você já estiver bem habituado e podendo arriscar um pouco mais do capital, invista em letras do Tesouro com taxas prefixadas, como o Tesouro IPCA.

Essas letras oferecem ótima rentabilidade e podem gerar ganhos de curto prazo. E por fim temos os ETF.

Os fundos de índices podem gerar ganhos muito interessantes no curto, médio e longo prazo.

 


Gostou deste artigo? Conseguimos te ajudar de alguma forma?

Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais com os botões que aparecem acima.

Se você gostou eles também vão gostar.

Te convidamos a deixar um comentário com suas dúvidas, sugestões ou seja lá o que passar na sua cabeça que possa nos ajudar ou que você queira compartilhar.

Também não deixe de se inscrever abaixo para receber nossas atualizações.


Informamos que todo conteúdo contido neste site tem objetivo educacional, sendo exclusivamente do leitor qualquer tipo de decisão tomada.